Por que fazer o curso de Urgências em Pediatria na SMP?

Tempo de leitura: 3 minutos

A capacitação nos serviços de urgência e emergência pediátrica permite qualificação assistencial, impactando de forma positiva a sobrevida dos pacientes, além de garantir maior segurança para o profissional de saúde na tomada de decisão. 

O curso de urgências em pediatria é um curso de imersão, teórico prático, elaborado pela Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), que trata de assuntos corriqueiros de urgência e emergência pediátrica. Os temas selecionados abordam a nosologia prevalente dos serviços que atendem pediatria e foram baseados em um curso já ofertado pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG) em parceria com a SMP.

 

Objetivos

A meta com a oferta do curso de urgências em pediatria é proporcionar aos residentes de pediatria e aos médicos que atuam em pronto-atendimentos, uma oportunidade de atualização sobre os principais problemas que motivam a busca pelos serviços de urgência. O foco é no reconhecimento das situações de maior gravidade com necessidade de atendimento imediato e com a abordagem específica de problemas mais comuns.

 

Atividades desenvolvidas

As aulas teóricas são baseadas no manual do curso, elaborado pelos membros dos comitês científicos de pneumologia, alergia e imunologia, neurologia, endocrinologia e terapia intensiva da Sociedade Mineira de Pediatria. O manual é entregue ao profissional a ser capacitado por e-mail, de 30 a 15 dias antes do curso para que ele tenha a oportunidade de estudar e se preparar antecipadamente para discutir suas dúvidas com os instrutores/facilitadores do curso.

A parte prática foi pensada levando em consideração a necessidade de capacitar o médico para avaliar a criança de forma adequada e para realizar procedimentos específicos, como por exemplo, terapia inalatória, punção lombar, solicitação e prescrição baseados nos casos clínicos que serão apresentados. O manual traz uma bibliografia atualizada, fundamentada em protocolos e nas melhores evidências clínicas.

O curso foi estruturado para 40 alunos, sendo 10 alunos em cada estação prática, e as aulas teóricas em conjunto.

O curso de Urgências em Pediatria é destinado aos pediatras e médicos que atendam crianças em situações de urgência e emergência. Ao final do curso, é realizada uma avaliação teórica do participante através de prova com questões de múltipla escolha, relacionada aos temas abordados no curso. O participante tem a oportunidade de avaliar o curso e os instrutores através de formulário específico baseado na escala de Likert.

A coordenação do curso é de Caroline Máximo, presidente do Comitê Científico de Terapia Intensiva Pediátrica da SMP.

 

Sobre a SMP

A SMP é organização sem fins lucrativos, filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cujos objetivos são promover o aperfeiçoamento contínuo da assistência à infância e à adolescência; apoiar os profissionais e instituições que cuidam da proteção, promoção e bem-estar da criança e do adolescente; controlar pesquisas que envolvem esse público, assim como conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados e atenção às crianças e adolescentes e defender os interesses de seus associados.

A SMP conta com experiente corpo de instrutores, formado por profissionais ligados a instituições e hospitais de ensino, coordenadores e preceptores de residência médica, sendo uma das regionais que atuam em parceria, sob coordenação da SBP, para a formação de novos instrutores e pólos estaduais de treinamento.

A SMP promove ações importantes para o aprimoramento profissional tais como congressos, cursos, reuniões e seminários. Por meio da contínua difusão de informações, a SMP fomenta a unificação e a interação de profissionais de todas as regiões do estado, desenvolve pesquisas, estudos e publicações para o avanço na área científica e social em questões ligadas à saúde infantil, à ciência médica e à sociedade como um todo.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e acompanhe nosso perfil oficial no Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *