Câncer Infantojuvenil: desafios para o diagnóstico precoce

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 27 de Novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Segundo dados do Programa Viva Mais SUS, o câncer representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Entretanto, o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil foi extremamente significativo nas últimas décadas.

Ainda de acordo com o Viva Mais SUS, devido a esses resultados, quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, as chances de cura aumentam em 80%.

Não existem evidências científicas que mostram uma possibilidade de prevenção dos tumores cancerígenos na infância e adolescência, sendo assim, ela é um desafio para o futuro. A maior chance de cura vem do diagnóstico precoce.

É preciso estar atento, uma vez que a apresentação clínica de determinados tipos de tumor pode não diferir muito de doenças comuns na infância.

Abaixo alguns sintomas que podem ser comuns a doenças da infância, mas que também são alertas para uma suspeita de câncer:

Fonte: Viva Mais SUS

Tratamento

Segundo o Viva Mais SUS, o diagnóstico é o primeiro passo para o tratamento.

Existem três opções principais de tratamento, sendo eles a quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Cada um deles é aplicado de forma racional e individualizada para cada tumor específico e conforme a extensão da doença.

Além do trabalho coordenado de vários especialistas, é imprescindível ter em mente que a atenção dada ao dia a dia do paciente no contexto familiar é tão importante quanto o tratamento do câncer, para que a cura não dependa apenas da recuperação biológica, mas também do bem-estar e da qualidade de vida da criança ou do adolescente.

Saiba mais sobre o assunto aqui.

Ouça o áudio da edição Câncer Infantojuvenil do podcast Pausa da Saúde, criado pelo Ministério da Saúde.

Veja abaixo o vídeo com relatos e orientações de profissionais de saúde sobre o câncer infantil exibido pela websérie do Viva Mais SUS.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e acompanhe nosso perfil oficial no FacebookInstagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *