Por que fazer o curso de Otoscopia na SMP?

Tempo de leitura: 4 minutos

Diagnóstico e tratamento das diferentes formas de otite através do curso de otoscopia para pediatras.

Muitas verdades médicas estão se ampliando, enquanto algumas questões ainda se encontram abertas.

Quando se trata da saúde otológica de crianças em todos os continentes, a otoscopia tem se consolidado como uma das ferramentas principais para o diagnóstico de ao menos dois problemas frequentes com significativo impacto social significativo:

1- Diagnóstico da Otite Média Aguda: principal causa de prescrição de antibióticos em nosso planeta;
2- Diagnóstico da Otite Média Crônica: mais frequente causa de déficit sensorial que pode comprometer o desenvolvimento da linguagem oral e inclusão social das crianças.
Por outro lado, a realização inadequada da otoscopia, pode gerar erros no diagnóstico e tratamento:
1- Diagnóstico inadequado de uma Otite Média Aguda onde não existe esta patologia, como por exemplo no caso de hiperemia da Membrana Timpânica causada pelo choro de uma criança resfriada, levando assim a prescrições desnecessárias de antibióticos (falso positivo).
2- Diagnóstico não firmado de uma Otite Média com Efusão, pela ausência clínica dos sinais e sintomas (falso negativo).
3- Diagnóstico inadequado de qualquer forma de otite média (aguda, com efusão ou crônica), na presença de cerúmen. Esta situação, por mais simples que posso parecer, é objeto de muitas prescrições inadequadas.

Portanto, como nosso compromisso profissional, cabe a cada um de nós desenvolver a competência para a realização adequada da otoscopia em crianças.

O curso de otoscopia apresenta conteúdos relacionados aos fundamentos da otoscopia e outra parte dedicada ao estudo das otites:

Fundamentos da otoscopia

1. Relacionar a anatomia da orelha externa e média com o exame otoscópico
2. Aperfeiçoar a técnica da otoscopia
3. Identificação das principais referências da anatomia da orelha externa e média ao exame otoscópico

Otites

Competências e objetivos de aprendizagem
4. Identificação das principais referências da anatomia da orelha externa e média ao exame otoscópico
5. Identificação dos achados otoscópicos relacionados com a Otite Média Aguda
6. Identificação dos achados otoscópicos relacionados com a Otite Média com efusão
7. Identificação dos achados otoscópicos relacionados com a Disfunção tubária crônica e otite média crônica
8. Identificação dos achados otoscópicos relacionados com a otite externa

As atividades práticas incluem as seguintes oficinas

* Otoscopia em equipes
* Otoscopia videoguiada com os professores
* Otoscopia com simulação em 3D: OTOSIM 2ª geração
* Fatores de Risco das Otites: Trem da Otite/ LEGO

O curso de otoscopia é dedicado aos pediatras, otorrinolaringologistas, médicos de família, residentes de pediatria, residentes de otorrinolaringologia e acadêmicos de medicina.

Os alunos receberão o livro “Otoscopia – Variações sobre o tema” (Dra. Tania Sih e Dr. Ricardo Godinho) para servir como guia para as aulas teóricas e práticas que acontecem durante dois dias seguidos, no Centro de Treinamento, das 19 às 22:30 horas.

O Centro de Treinamento da SMP localiza-se à rua Grão Pará, nº 85 – 7º andar – bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG.

Os instrutores são os professores Ricardo Godinho e Beatriz Pedrosa que são referência para esta metodologia.

A SMP

A SMP é organização sem fins lucrativos, filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cujos objetivos são promover o aperfeiçoamento contínuo da assistência à infância e à adolescência; apoiar os profissionais e instituições que cuidam da proteção, promoção e bem-estar da criança e do adolescente; controlar pesquisas que envolvem esse público, assim como conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados e atenção às crianças e adolescentes e defender os interesses de seus associados.

A SMP conta com experiente corpo de instrutores, formado por profissionais ligados a instituições e hospitais de ensino, coordenadores e preceptores de residência médica, sendo uma das regionais que atuam em parceria, sob coordenação da SBP, para a formação de novos instrutores e pólos estaduais de treinamento.

A SMP promove ações importantes para o aprimoramento profissional tais como congressos, cursos, reuniões e seminários. Por meio da contínua difusão de informações, a SMP fomenta a unificação e a interação de profissionais de todas as regiões do estado, desenvolve pesquisas, estudos e publicações para o avanço na área científica e social em questões ligadas à saúde infantil, à ciência médica e à sociedade como um todo.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e acompanhe nosso perfil oficial no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *