Por que fazer o curso PALS na SMP

Tempo de leitura: 4 minutos

bebê e pediatra, curso PALS, estetoscópio

O atendimento a crianças que necessitam intervenção imediata é prática comum no cotidiano da pediatria, tanto de pronto-socorro e hospitais quanto na assistência ambulatorial.

É essencial que os profissionais de saúde consigam identificar antecipadamente e com segurança as situações de urgência e emergência pediátrica e a terapêutica pertinente seja iniciada rapidamente de forma a minimizar as chances de complicações, morbidade e mortalidade da criança.

Não há alternativa que não estar preparado para um atendimento de excelência. Entre os cursos mais importantes em todo o mundo para o atendimento das urgências e emergências pediátricas está o PALS (pediatric Advanced Life Support).

O curso PALS

O PALS (Pediatric Advanced Life Support) é um curso teórico-prático de imersão, com duração de dois dias,  cujo objetivo principal é capacitar profissionais da área de saúde (equipe multiprofissional que atende a criança) para o atendimento de urgências e emergências pediátricas.

Criado e monitorado pela American Heart Association (AHA), a maior entidade médica da área cardiológica dos Estados Unidos, o PALS é um dos cursos mais importante em todo o mundo para diminuir a mortalidade e morbidade de crianças em estado grave.

Abordando as condutas adequadas e utilizando princípios do atendimento sistematizado, em padrões de excelência internacionais, o PALS promove o treinamento necessário para 1) o reconhecimento das crianças em risco de parada cardiorrespiratória; 2) a execução das condutas médicas necessárias para prevenir a parada cardiorrespiratória e 3) o desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras indispensáveis à ressuscitação e à estabilização iniciais das crianças em falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória.

O PALS é destinado, portanto, a profissionais de saúde que atendem crianças gravemente enfermas, envolvendo desde o pediatra, diretamente ligado à saúde da família, como o generalista e o anestesista.

O curso também é indicado aos interessados em prestar provas para residência médica, uma vez que muitos programas concedem pontos referentes ao curso PALS, em análise curricular.

Visão detalhada do PALS

O PALS é um curso de imersão com simulações que reproduzem a realidade do atendimento do paciente pediátrico grave, tal como ocorre no pronto-atendimento, no pronto-socorro ou no hospital.

Na SMP o curso é ministrado por experiente corpo de instrutores, formado por profissionais ligados a instituições e hospitais de ensino, coordenadores e preceptores de residência médica, altamente qualificados e com atualizações permanentes, que orientam os participantes em estações práticas, com manequins e simuladores de arritmia, eletrodos para monitorização e sensores para desfibrilação e cardioversão.

O treinamento aborda, detalhadamente:

  • Suporte básico de vida em pediatria;
  • Identificação e o manejo dos distúrbios respiratórios, com obtenção de via aérea avançada;
  • Obstruções de vias aéreas superiores por corpo estranho;
  • Abordagem do paciente pediátrico com choque circulatório;
  • Identificação dos distúrbios de ritmo e eletroterapia
  • Obtenção de acesso intra-ósseo
  • Cuidados pós-ressuscitação cardiorrespiratória

Para o máximo aproveitamento do curso PALS, as bases teóricas são disponibilizadas antecipadamente em material didático retirado na secretaria do Centro de Treinamento da SMP (com possibilidade de envio via Sedex), em preparação para as estações práticas de treinamento de habilidades e as simulações de casos específicos.

Ao final, o participante é avaliado em relação ao seu desempenho e aproveitamento, recebendo uma carteira de capacitação em ressuscitação pediátrica, que tem validade por dois anos.

A SMP

A SMP é organização sem fins lucrativos, filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cujos objetivos são promover o aperfeiçoamento contínuo da assistência à infância e à adolescência; apoiar os profissionais e instituições que cuidam da proteção, promoção e bem-estar da criança e do adolescente; controlar pesquisas que envolvem esse público, assim como conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados e atenção às crianças e adolescentes e defender os interesses de seus associados.

A SMP conta com experiente corpo de instrutores, formado por profissionais ligados a instituições e hospitais de ensino, coordenadores e preceptores de residência médica, sendo uma das regionais que atuam em parceria, sob coordenação da SBP, para a formação de novos instrutores e  pólos estaduais de treinamento.

A SMP promove ações importantes para o aprimoramento profissional tais como congressos, cursos, reuniões e seminários. Por meio da contínua difusão de informações, a SMP fomenta a unificação e a interação de profissionais de todas as regiões do estado, desenvolve pesquisas, estudos e publicações para o avanço na área científica e social em questões ligadas à saúde infantil, à ciência médica e à sociedade como um todo.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e curta a página da SMP no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *