Por que fazer o curso de Reanimação Neonatal na SMP?

Tempo de leitura: 2 minutos

Disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, tem como objetivo reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal.

Neste sentido, o curso Reanimação de Recém Nascido > 34 Semanas em Sala de Parto faz parte do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Objetivos

O curso tem como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde que atendem ao neonato na sala de parto e/ou unidade neonatal a realizar/auxiliar nos procedimentos de reanimação em recém nascidos pré-termos tardios, de tempo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as condutas do PRN-SBP de 2016.

Atividades desenvolvidas

Com carga horária de 8 horas, sendo 2 aulas teóricas e 4 aulas práticas, o curso oferece nas aulas práticas, manequins de ventilação, de intubação e reanimadores manuais, sendo que cada instrutor é credenciado do PRN-SBP e ministra o treinamento para o máximo de 8 médicos ou 6 profissionais de saúde.

Material didático

O novo documento científico do Programa de Reanimação Neonatal é baseado no Consenso em Ciência e Recomendações Terapêuticas do ILCOR publicadas no Circulation Resuscitation e Pediatrics em 20/10/2015 e na Reunião de Consenso para as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria realizada em 25-26/11/2015, em São Paulo, com o Grupo Executivo e as Coordenações Estaduais do PRN-SBP.

A coordenação do curso é de Dr. Márcio Pablo Pires Martins Miranda e de Dra. Vanessa Devitto Zákia Miranda.

Acesse aqui a agenda do curso.

 

Sobre a SMP

A SMP é organização sem fins lucrativos, filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cujos objetivos são promover o aperfeiçoamento contínuo da assistência à infância e à adolescência; apoiar os profissionais e instituições que cuidam da proteção, promoção e bem-estar da criança e do adolescente; controlar pesquisas que envolvem esse público, assim como conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados e atenção às crianças e adolescentes e defender os interesses de seus associados.

A SMP conta com experiente corpo de instrutores, formado por profissionais ligados a instituições e hospitais de ensino, coordenadores e preceptores de residência médica, sendo uma das regionais que atuam em parceria, sob coordenação da SBP, para a formação de novos instrutores e pólos estaduais de treinamento.

A SMP promove ações importantes para o aprimoramento profissional tais como congressos, cursos, reuniões e seminários. Por meio da contínua difusão de informações, a SMP fomenta a unificação e a interação de profissionais de todas as regiões do estado, desenvolve pesquisas, estudos e publicações para o avanço na área científica e social em questões ligadas à saúde infantil, à ciência médica e à sociedade como um todo.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e acompanhe nosso perfil oficial no FacebookInstagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *