Ministério da Saúde lança campanha em menção a Semana Mundial da Amamentação

Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (27) a nova campanha de aleitamento em menção a Semana Mundial da Amamentação (1º a 7 de agosto).

Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, a campanha reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças.

Para o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, é preciso incentivar a amamentação assim como a doação de leite também.

“Quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta tem benefícios para a saúde. Peço que as mães além de amamentar, que também doe leite, que é fundamental para as crianças que necessitam do leite materno. Estamos trabalhando para ampliar o número de salas de amamentação nas empresas e dentro dos nossos serviços de saúde”, destacou o ministro.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as principais dificuldades para a amamentação exclusiva, atualmente, estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAM), tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil através do incentivo à prática da amamentação, além de mobilizar e capacitar profissionais de saúde na atenção ao aleitamento materno. Atualmente o Brasil possui 324 hospitais Amigos da Criança.

O selo de qualidade IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) é conferido aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme dados do Ministério, 67,7% das crianças são amamentadas na primeira hora de vida e a duração média do aleitamento exclusivo é de 54 dias. Aproximadamente 41% das crianças brasileiras menores de seis meses tiveram alimentação exclusivamente por leite materno.

Organizada pelo Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), com o apoio da Unimed, a XIV Jornada Mineira de Atualização da Amamentação é uma   oportunidade indispensável para todos os profissionais de saúde interessados em capacitação e atualização profissional sobre o tema. Faça aqui sua inscrição.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e acompanhe nosso perfil oficial no FacebookInstagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *