SMP é apoiadora do 21º Fórum da ABP

Tempo de leitura: 7 minutos

Nos dias 25 e 26 de abril, Belo Horizonte (MG) vai receber o 21º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Sob o tema “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude”, o evento promete promover um encontro entre especialistas de diferentes áreas, pediatras e população em geral para debater a influência de mudanças culturais recentes no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

No evento, mesas-redondas, conferências e palestras apresentarão a visão de especialistas das áreas do Direito, Neonatologia, Adolescência, Obstetrícia, Enfermagem, entre outras, em relação a assuntos como “Parto Adequado”; “Maioridade Penal”; “Navegação Segura”; “Terceirização das Crianças”; e “Desafios da escola na atualidade”.

Confira abaixo uma entrevista com o Dr. Paulo César Pinho Ribeiro, presidente da Academia Mineira de Pediatria, sobre o 21? Fórum Acadêmico Ênnio Leão.

Quando foi a última edição do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria aqui em Belo Horizonte? Qual a importância de se receber novamente este evento na capital mineira?

Realizado, em 21 e 22 de maio de 2010, o 9º. Fórum da Academia Brasileira de Pediatria, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte com o co-patrocínio da AMP e SMP. O evento abordou os seguintes temas: “Programa Viva Vida”, “Ciber-violência, televisão, internet, celular e jogos eletrônicos”, “Estímulo ao parto normal e alojamento conjunto”, “A criança e o consumo”, “Cuidado, afeto e limites – uma combinação possível”, Meio-ambiente – Impacto na saúde” e “Adolescência e drogas”. Encerrado o evento com número de Folclore Mineiro.

O Presidente da Academia, Dr. Fausto Pacheco, elogiou a excelência dos temas apresentados e a grande participação da comunidade local. Leu os agradecimentos do organizador dos Fóruns da ABP, Acadêmico Júlio Dickstein, endereçado à diretoria da AMP. Transcrevemos o agradecimento: “Em primeiro lugar quero lhes dizer que o Fórum de Belo Horizonte foi o melhor deles, não só na minha opinião, bem como reproduzo as múltiplas opiniões que a mim chegaram. A organização foi absolutamente correta, as apresentações de muito alto nível e a intervenção dos participantes nos debates sempre presentes e oportunos. A Academia Mineira de Pediatria na pessoa de seu presidente, Fausto Pacheco, nosso muito obrigado pela colaboração inestimável. Em especial quero agradecer à Sociedade Mineira de Pediatria, representada por Paulo Poggiali, sua ajuda na divulgação e presença constante durante todo o evento e também resolvendo, com presteza, problema de última hora, que sempre ocorrem numa reunião desse vulto. Caro colegas acadêmicos: – fizeram um trabalho notável. Mas um aspecto emocionante quero ressaltar: – a maneira calorosa como fomos tratados em Belo Horizonte e dizer ainda que a indicação de conhecer Inhotim depois desses dias de trabalho intenso foi um presente desses que a gente leva para todo o sempre”. Júlio Dickstein. Lido também o agradecimento e elogios da Sra. Maria Alice Palhano representando a ABRAÇO no evento.

Após o sucesso do 9º. Fórum, muito justo sediar novamente o 21º. Fórum da Academia Brasileira de Pediatria.  A Academia Mineira de Pediatria e a Sociedade Mineira de Pediatria sentem-se prestigiadas ao receber essa edição do Fórum, sabendo que muito têm a contribuir nas “transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”.

Como é a participação da Academia Mineira de Pediatria neste Fórum?

Foi escolhida uma comissão local com representantes da AMP e da SMP.

Comissão Organizadora Local:

Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria – Marisa Lages Ribeiro (MG)

Vice-presidente da Sociedade Mineira de Pediatria – Cássio da Cunha Ibiapina (MG)

Presidente da Academia Mineira de Pediatria – Paulo César Pinho Ribeiro (MG)

Vice-Presidente da Academia Mineira de Pediatria – José Maria Penido Silva (MG)

Secretário da Academia Mineira de Pediatria – Luiz Megale

 Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Pediatria – Navantino Alves Filho (MG)

Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Pediatria (MG) José Sabino de Oliveira

 Acadêmico Emérito da Academia Brasileira de Pediatria (MG) – Edward Tonelli

Acadêmico Emérito homenageado e Professor Emérito (ABP) – Dr. Ennio Leão

A Comissão participou de todos os contatos em Belo Horizonte, hotelaria para os acadêmicos, transporte, refeições, jantar de confraternização, programação do Fórum e escolha dos  palestrantes e outros convidados. A Academia Brasileira de Pediatria, através da Sociedade Brasileira de Pediatria deu seu acordo em toda a organização e a SBP ficou responsável por toda a questão financeira.

E a programação, conta pra gente um pouco dessa programação? Quais serão os temas abordados? (Será que o senhor poderia me enviar a programação preliminar?)

Com grande expectativa e com entusiasmo a Academia Mineira de Pediatria e a nossa Comissão local têm trabalhado para fazer do Fórum um evento de sucesso para todos os participantes e estreitar os laços com os colegas da Academia Brasileira de Pediatria.

Felizes e agradecidos estamos com o aceite dos participantes em discutir temas de grande interesse atual como o Parto adequado, navegação segura na internet, maioridade penal, segurança, os limites, os desafios da escola na atualidade e uma viagem além das fronteiras do indivíduo, temas palpitantes do momento, tanto do interesse dos profissionais que trabalham com crianças e dos adolescentes quanto da comunidade em geral.

 Para isso não faltarão as mais recentes informações científicas, que se juntarão à gentileza e hospitalidade do povo mineiro, aos seus quitutes e à sua boa acolhida.

Nos nomes das mesas, vocês estão homenageando Acadêmicos de Minas? Quais acadêmicos? Por que homenageá-los?

Não só no nome das mesas, mas o 21º. Fórum recebeu o nome de um Acadêmico.

Os fóruns das academias de pediatria são abertos ao público, sem custo, e o 21º. Fórum homenageará o nosso Acadêmico Prof. Emérito Dr. Ennio Leão. Merecida homenagem, não só pela sua trajetória e seu marcante trabalho em prol da pediatria, já que a ideia de fundar a Academia Mineira de Pediatria veio de sua inspiração no ano de 2004, quanto tomava posse como Presidente de Honra da Sociedade Mineira de Pediatria.

Para as outras homenagens com os nomes nas Mesas-redondas foram escolhidos os Acadêmicos mineiros já falecidos: Acadêmica Diomar Tartaglia, Acadêmico José Américo de Campos e Acadêmico Navantino Alves. E qual o motivo da homenagem?

A Academia Mineira de Pediatria (AMP) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por pediatras do estado de Minas Gerais que, por muitos anos, contribuíram para a especialidade. Participam dela pediatras com reconhecidos serviços à Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) e que, com muito trabalho, ajudaram a traçar a história da pediatria em Minas. A AMP é, hoje, um órgão de apoio e fonte de consulta, história e registros da SMP. A entidade assessora e aconselha a SMP, nas propostas de continuidade das políticas em prol das crianças e dos adolescentes de nosso estado. E com certeza, esses pediatras cumpriram a sua missão e são dignos de nossa homenagem.

Qual a importância dessa troca de experiências?

Os trabalhos, os eventos, as publicações, as experiências, os estudos, os textos científicos da SBP e sua atual diretoria, contemplando todas as suas filiadas estaduais e todas as suas diretorias regionais é um reflexo de um trabalho de parceria, de várias  mãos, de troca de ideias, de vários pensares, de inclusão, de renovação, de rigor científico, razão pela qual fica muito rica as conclusões, as novas sugestões, os novos pensares e as novas experiências compartilhadas.  Essa é a sua FORÇA!

Veja também: BH recebe Fórum da Academia Brasileira de Pediatria

21º Fórum “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude “Acadêmico Ennio Leão”.

Local: Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161 – Centro, Belo Horizonte – MG)

Fórum

Clique aqui para mais informações.

Acesse aqui a programação.

Faça aqui sua inscrição.

Mantenha-se atualizado, inscreva-se no blog, acesse nosso site e curta a página da SMP noFacebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *