Conheça a nova presidente da SMP, Dra. Marisa Lages Ribeiro

Tempo de leitura: 4 minutos

“A pediatria sempre fez parte da minha vida e a escolha da especialidade foi bem natural. Filha de pediatra e de professora, irmã mais velha em uma família de seis filhos: Lúcia, Marcelo, Beatriz, Patrícia e Lucas, desde cedo me apaixonei por eles, me sentia responsável e exercitava meu lado maternal.

Para chegar até aqui, tive a sorte de nascer em uma família que preza a união, simplicidade, conhecimento, sensibilidade e não mede esforços para o trabalho e a família. Além dos meus pais, Maria Auxiliadora e José Guerra, temos a Dulce, nossa segunda, mãe.

No Colégio Pitágoras aprendi a focar nos estudos, a me preparar para o vestibular de medicina, sem perder o gosto pelos esportes, além de também construir ótimas amizades.

Na UFMG aprendi que seria impossível ir para uma prova dominando 100% a matéria, e que a vastidão da medicina ultrapassava minha imaginação. O círculo de amizades se ampliou e vivi momentos decisivos na minha vida, conhecendo o Geraldo, também estudante de medicina dois anos na minha frente e meu namorado há 32 anos. Guardo ótimas recordações dos meus sogros e só tenho a agradecer pelo carinho e aprendizado para a vida.

Na residência de Pediatria sob a direção do saudoso Dr. Wilson Rocha e contando com preceptores competentes e dedicados, aprendi que a doença e a morte não poupam os pequenos e que precisávamos ser fortes, aprender com as perdas e vibrar com as vitórias.

Na especialização em Michigan, aprendi que somos humanos e que, por mais diferentes que sejam as culturas, com dedicação, sinceridade e alegria, podemos conquistar respeito e amizades eternas.

Entretanto, foi quando me tornei mãe que a ficha caiu, e percebi a gigante responsabilidade pelo ser que se desenvolvia a olhos vistos. Fiquei ainda mais encantada com o crescimento e desenvolvimento das crianças. Vieram também as preocupações com o bem-estar e implicações futuras dos nossos atos.

Ficava pensando se estava no caminho certo, procurando estimular a autonomia dos meus filhos ao mesmo tempo em que cuidava para que eles tivessem segurança, carinho e desenvolvessem o autoconhecimento.

Desde então, venho tentando ao longo da minha vida pessoal e profissional seguir valores que acredito como a ética, gentileza, compromisso e esforço e trabalho em equipe.

Foi com muito prazer que aceitei o convite para ser primeira tesoureira da SMP na gestão da amiga e colega de especialidade, Raquel Pitchon dos Reis. Impressionante o seu dinamismo e eficiência.

Confesso que fiquei surpresa e receosa, ao ser convidada pela Cacau, para assumir a vicepresidência! Sabia que estaria me comprometendo em um caminho na SMP. Entretanto, não havia como questionar um pedido dela.

Formamos um grupo muito bom e precisamos manter nossos encontros ampliados!

A realização do XV Congresso Mineiro de Pediatria, com o tema Florescer saudável: missão do pediatra foi muito empolgante! Realizamos no Palácio das Artes um encontro grande, inovador e que ficará em minha memória!

Falar do meu pai, presidente de honra desta gestão não é fácil. Com ele aprendi quase tudo! Filho homem mais velho de uma família de dez, papai nasceu na zona rural de Conceição do Mato Dentro, com auxílio de parteira.

Poderia ficar muito tempo colocando os inúmeros feitos dele como ser superintendente e responsável pela unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensão, com plenos poderes no estado com apenas dois anos de formado; fundar a residência de Pediatria da Feamur, atual Fhemig, ser líder e ter sido sócio fundador do Hospital Infantil São Camilo, além de presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, da Associação Médica de Minas Gerais e de ter sido presidente interino do Conselho Regional de Medicina.

Empreendedor e dinâmico, papai não para. Em 2017 escreveu em parceria com Dr. Tonelli um lindo livro sobre a história da pediatria em Minas.

Agora, em 2018, fundou seu novo projeto, a Clínica JGUERRA Especialidades Médicas que temos certeza será outro sucesso! Montada com todo cuidado, ele está selecionando profissionais especiais para trabalhar lá.

Sempre com o apoio da mamãe, mulher forte, inteligente, culta, dedicada, incansável, papai vem se desdobrando com os cuidados em casa, conosco e com ela, assim como com o trabalho e sociedades. Eu não poderia ter referência melhor!

É por isso que, com muito orgulho, te escolhemos pai, como homenageado de honra desta gestão. Que sua sabedoria e exemplo nos ilumine e nos guie!”

Trecho do discurso de Marisa Lages Ribeiro, presidente da gestão 2019-2020 da SMP
Marisa Lages durante a condução de sua fala. – Foto: Gláucia Rodrigues

Acesse aqui a retrospectiva de ações e os desafios para a próxima gestão.

Conheça nossos cursos. Acesse o site e acompanhe nosso perfil oficial no FacebookInstagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *